UM NOVO CONCEITO EM APRENDER E CONHECER, EM TROCAR INFORMAÇÕES E IDÉIAS SOBRE O QUE HOJE NO DIA A DIA APRENDEMOS A CHAMAR DE NOSSO PC

19 de nov. de 2010

NAS NUVENS

pendrive

Por um acaso muitos devem ter ja ouvido falar da nova tendencia do conceito de sistemas nas “Nuvens”. Mas, não caimos no engodo de que estas nuvens são as mesmas a vagar no céu agora com a função também de levar dados e informações para outros pc’s.

O termo varia do sentindo Cloud Computing  que faz sentido ao Cloud (Nuven) da Internet que interligam mundialmente todos os computadores como demonstra a figura:

300px-Cloud_computing_svg

atraves deste Cloud, ou Nuvem para ser mais especifico, e que se foram evoluindo novas formas de utilização de programas sem a necessidade de baixar um programa no pc, tendo como exemplo as Redes Socias Facebook e Orkut que se acesse so digitando seu endereço por estar disponivel na Nuvem. E claro que este fato não dispensa a utilização da memoria, do hd, do video e de outros componentes, a vantagem reside no fato de que não instalado o programa menos espaço se ocupa no hd, necessitando tão so estar pluglado ao  Cloud da Internet.

Em vista desta fato, empressas com Micro, Apple, Linux começam a apostar em Sistemas Operacionais, Os, armazenados nas Nuvens, onde o Pc tera sua função reduzida como a um chip que se interliga a esta Nuvem. Digamos que em primeira instancia a Micro apostou em dividir o Office 2010 em 2 partes vitais: o basico estaria ainda no Pc como um programa, mas o essencial do office 10 estaria disponivel na Cloud Computing. Agora surgem boatos e ate imagems vazadas nos canais da Internet que o novo sucessor do Sevem o Windows Oito previsto para ser lançado em 2012 estara totalmente e somente disponivel no Cloud Computing.

No entanto, não se precipite em formar um julgamento precipitados de que se assim for, a função atual dos Computadores estara limitada como delimitada. E so uma questão de racíocinio, mesmo que os atuais computadores venham a ter a caracteristicas de um chip, ainda assim terão que ter seus slots de memorias, seu processadores preservados e mais evoluidos e a capacidade de armazenagem dos hd’s multiplicado. Porque? Simples e basico: como se podera conectar a Nuvem, ou ao Cloud sem a peça importante que é o computador?

De momento tudo o que sabemos ainda são boatos e especulações, mas se os OS seguirem por este caminho há uma vantagem muito grande neste contexto: não sera preciso ficar a espera de servs packs e outras funções que corrijam os bugs dos OS, pois estando na Nuvem tudo se concentra la necessitando de tão so ligar o Computador, conectar e usufruir desta nova tecnolgia que vem despontando.

Alias, se prestar maior atenção se notara que o numero de programas que antes precisavam ser baixados vem diminuindo consideravelmente e a razão disto nem sera preciso dizer…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOSSO PC